Programação terá encenação do espetáculo “O Auto do Menino Deus”
A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e a Fundação Cultural Dona Militana, de São Gonçalo do Amarante, vão promover a 1ª Feira Municipal de Arte Popular. O evento acontece nos dias 20 e 21 dezembro e vai reunir as mais diversas manifestações da cultural local.
A FEMARP será aberta nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, na Praça Senador Dinarte Mariz, com a apresentação do grupo centenário Boi Calemba Pintadinho, do Balé Parafolclórico Terras Potiguar – Passa e Fica (RN), na sequência tem o concerto da Banda Municipal de São Gonçalo com a participação de cantores sãogonçalenses, o lançamento do livro “O Rastro dos Mártires” do padre Antônio Murilo de Paiva e a escolha da Miss FEMARP 2013 de Mister São Gonçalo 2013.
No sábado (21) a programação terá continuidade. As atividades serão iniciadas com apresentações com grupos folclóricos do município, além da Camerata de Violinos e a Orquestra de Flautas, ambos do Projeto Florart (Cidade das Flores/Rosas-Bairro Jardins). O ponto alto da FEMARP será a encenação do espetáculo “O Auto do Menino Deus”, no patamar da Igreja Matriz, às 20h.
O AUTO DO MENINO DEUS – é um espetáculo de pura cultura popular, que narra o nascimento do menino Jesus. A história se passa na cidade de São Gonçalo e será conduzida por personagens do folclore “Birico, Mateus e Catirina”. Os três Reis Magos serão representados nas figuras dos mestres culturais da cidade como mestre Atanásio (pai da saudosa romanceira Dona Militana), mestre Sérvulo e mestre Lucas (In Memoriam).
A introdução do espetáculo terá a participação do coral das crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). No auto, estão evolvidas mais de 250 pessoas entre atores, cantores, grupos de dança e crianças dos programas sociais. A direção geral é de Gleydson Almeida, Josenildo Campos como diretor assistente e coreografias de Victo D´Melo.
O diferencial do auto natalino deste ano é que o espetáculo agrega os atores de diversos grupos teatrais. Outro momento marcante é a participação da cantora Marly, executando um canto de excelência pela matança das crianças, comandada pelo Coronel Jacó Rabi, uma alusão a Herodes na história original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário